Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Kristen Stewart se esquiva dos beijos de Robert Pattinson em premiação


Kristen Stewart e Robert Pattinson receberam o prêmio MTV Movie Awards 2010 de melhor beijo em um filme. A dupla foi destacada por ter rodado tomadas quentes em “Lua Nova”, longa que faz parte da saga “Crepúsculo”.


“A concorrência estava difícil este ano, muito bom ganhar esse prêmio dois anos seguidos”, agradeceu o ator galã, que também levou para casa um troféu na mesma categoria, em 2009. Logo depois, os atores protagonizaram uma cena inusitada durante a cerimônia de entrega, em Universal City, na Califórnia, no domingo (6).
Bem humorada, Kristen propôs refazer o beijo como uma forma de comemoração. “Acho que a gente tinha que dar um beijo agora, né!? Mas precisava de muitos efeitos especiais para ficar bom”, disse ela. Sem sucesso ao após algumas tentantivas, a atriz se esquviu das investidas de Robert.


Santo Antônio é 'o cara'

São Paulo - Ele é altruísta, culto, protetor e conhecido como pai dos pobres, tem milhares de seguidores de norte a sul do País, é invocado para resolver causas urgentes e, o melhor, não enrola, resolve rápido. De quebra, ainda dá uma força pra quem deseja encontrar a cara metade. Com um índice de popularidade elevadíssimo, seria o cabo eleitoral perfeito neste ano de eleições gerais no Brasil. Mas Santo Antônio prefere ficar distante das disputas políticas, afinal, é democrático, transita em todas as tribos e está aberto às súplicas de todos, independentemente de credo, raça, cor ou ideologia. 

E na semana em que se comemora o seu dia, 13 de junho, estudiosos em sua história garantem: ele é muito mais do que o popularmente conhecido santo casamenteiro. Um dos maiores especialistas do País em Santo Antônio, o esotérico Daniel Atalla, proprietário da Escola Esotérica Luz da Lua, diz que a fama de casamenteiro foi adquirida no Brasil. "Santo Antônio tem relação com a prosperidade, com a proteção, é santo guerreiro e recupera objetos perdidos. É ativador de riqueza, senhor da magia, da força e da coragem", diz Atalla. 

Segundo Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar de São Paulo, Região Episcopal Santana, a fama e os milagres realizados por Santo Antônio são tantos que apenas 11 meses após sua morte, em 13 de junho de 1231, ele foi canonizado pelo Papa Gregório IX. "Ele é invocado como protetor de coisas perdidas, para cura de doenças, conversão das pessoas, para arrumar bom casamento, defender contra as tentações do maligno e ajudar em favor de tudo o que se pede de bom", diz Dom Joaquim. E garante: "O fato é que Santo Antônio nunca decepciona seus devotos."

Uma das provas do ecumenismo de Santo Antônio está na Umbanda. No sincretismo, ele representa Ogum, divindade guerreira. "Essa é sua face de guerreiro, de grande desbravador", informa Armando Vallado, babalorixá e sociólogo da Universidade de São Paulo (USP). Uma de suas representações é como militar e provém do século XVII, após dom Afonso VI tê-lo nomeado protetor do exército português nas guerras de Restauração da Independência. Vallado diz que Santo Antônio carrega muita simbologia. A distribuição de pães no seu dia representa a fartura e prosperidade. 

O sociólogo da USP diz que o dia em homenagem ao santo também é muito forte: "o cabalístico 13", por isso, a força em torno de seu nome. Essa força, aliás, será trabalhada por Daniel Atalla em seu espaço esotérico, no dia de Santo Antônio, num ritual de proteção e da energia do amor. "Santo Antônio sempre me trouxe muita coisa boa e me auxilia em vários aspectos, sobretudo na proteção e prosperidade. Além disso, me mostrou que por mais que se passe por problemas, vale a pena acreditar na solução leve e equilibrada", diz Atalla.

Fama de casamenteiro

A fama de casamenteiro é baseada numa história muito popular no Nordeste brasileiro, segundo a qual uma jovem se apegou ao santo na esperança de arrumar um bom casamento. Por mais que ela orasse e fizesse todas as penitências, passaram-se dias, meses e anos e nada de o pretendente surgir. Um dia, ela estava tão revoltada com a situação que jogou a imagem do santo pela janela. Neste momento, um jovem passava pela janela da moça e foi atingido pela imagem do santo. Resultado: os dois se apaixonaram e se casam. 

A partir dessa história, ganhou força a crença de que, se Santo Antônio for maltratado, ele atende miraculosamente o pedido dos mais afoitos em encontrar o par ideal. Apesar da garantia de que tais flagelos surtem resultado, o esotérico Daniel Atalla resolveu levantar a seguinte bandeira este ano: "Não maltratem Santo Antônio". Segundo ele, o melhor é tratá-lo com carinho, amor e dedicação e, se possível, ofertar-lhe um relicário (morada). Afinal, como lembra Dom Joaquim, "Santo Antônio sempre foi e ainda é um exemplo de fé, de esperança e de caridade para toda a humanidade."

Fonte: Editora Abril, por Elizabeth Lopes